A hora e a vez das nuvens: Tivit cresce 12% no 1º semestre

A hora e a vez das nuvens: Tivit cresce 12% no 1º semestre

A expectativa é que o consumo de tecnologia pelas empresas (TI B2B), puxado pelo investimento em Software e Cloud, avance 8,7% em 2023

A hora e a vez das nuvens: Tivit cresce 12% no 1º semestre

Tivit encerrou os primeiros seis meses do ano com R$ 950 milhões de faturamento, um crescimento de mais de 12%, na comparação com o primeiro semestre de 2022. O percentual já supera a previsão do International Data Corporation (IDC) Brasil para o crescimento do investimento anual no consumo de TI B2B: 8,7% em relação a 2022.

A expectativa é que o setor de TI, como um todo, cresça 5% em 2023, mas a Tivit saiu na frente já no primeiro semestre, desde que Paulo Freitas assumiu o cargo de CEO da empresa, em janeiro — ele estava na Tivit há 12 anos e ocupava o cargo de CFO.

Trajetória de inovação

No início do ano, a multinacional brasileira que acelera negócios por meio da tecnologia fez o spin-off do braço de negócios de Data Centers, criando a Takoda. O objetivo da Tivit foi concentrar os seus esforços em soluções asset-light, nas quais vem investindo nos últimos anos. Foi o segundo spin-off da empresa — em 2016, a Tivit já havia feito a separação dos negócios de BPO, que passaram a operar de modo independente. 

Foi também em 2016 que a empresa passou a investir fortemente em serviços de cloud. Acompanhando o movimento do mercado, a Tivit destinou R$ 400 milhões para a compra de startups nos últimos três anos e Freitas, ainda como CFO, trabalhou na integração das companhias, foco em inovação e transformação digital. Entre elas estão a Lambda3, startup especializada no desenvolvimento de softwares com foco em metodologias ágeis, a SENR.IT, plataforma para gerenciamento integrado de governança, e a chilena XMS, da área de cloud. 

Atendimento direcionado

Outra mudança promovida pelo novo CEO foi a reorganização das equipes da Tivit, que passaram a atuar por indústrias específicas. “Com a nova estrutura, nossas equipes tornam-se especialistas não só na tecnologia mas também no ramo de negócio do cliente e nos seus processos de negócio, o que aumenta a efetividade do trabalho para ambos os lados”, explica Paulo Freitas, que comandou um evento em São Paulo para os colaboradores. 

Com transmissão para mais de 5 mil funcionários, que estão em todo Brasil e América Latina, o encontro entre capitão e tripulação foi a comemoração dos primeiros seis meses de viagem — navegando nas nuvens. Junto com os números positivos, o CEO aproveitou para anunciar o novo posicionamento da empresa. “Nossa assinatura, a partir de agora, é: ‘Tivit - Conectando tecnologia para um mundo melhor’, porque é isso o que fazemos. Não fornecemos apenas tecnologia, no sentido técnico da palavra. Criamos soluções integradas e conectadas que operam no coração das empresas, resolvendo desafios de negócios”, diz Freitas.

Segundo Freitas, o futuro da empresa é pure digital. “Já fomos o porto seguro de infraestrutura de grandes empresas, graças à segurança e à confiabilidade dos nossos Data Centers, soluções de hospedagem próprias e serviços gerenciados. Agora, estamos expandindo a nossa capacidade de combinar todo o arsenal de tecnologias de Inteligência Artificial, Data Analytics, IoT, Nuvem e Cibersegurança para solucionar questões práticas de áreas essenciais”.

Nosso site pode utilizar cookies para melhorar sua experiência de navegabilidade. Assim como qualquer site da internet ao navegar você aceita compartilhar seus cookies.